7 Visions Of Amen

Nesse mês de agosto fui para a Colômbia filmar um projeto chamado “7 Visiones del Amen”, para a Solid Brothers Films de Carlos Osorio.

Trata-se de um concerto para dois pianos de autoria de Olivier Messiaen. Um Francês que compôs essa obra em 1943. Apesar de ser uma obra muito antiga, a música é totalmente moderna e complexa. Olivier Messiaen era também ornitólogo e por isso, suas obras tem a influência do canto dos pássaros e remetem não só a sonoridade mas também às cores, que na visão de Messiaen, os termos tonal, modal ou serial são comodidades analíticas enganosas. Para ele somente existem músicas com cores ou música sem cores.

“7 Visiones del Amen” fala das 7 visões diferentes que a palavra Amém carrega. Como o título já sugere, “As visões do Amén” desdobram a temática espiritual contida na voz “amém”. Se remetemos ao primeiro campo de significação, “Amén” ou literalmente “assim seja”, é a voz que se usa no final de uma oração e que manifesta um vivo desejo para que se tenha efeito o que foi dito. Messiaen dividiu a obra nas seguintes faixas musicais: Amém da criação, Amém das estrelas e do planeta de Anel, Amém da agonia de Jesus, Amém do Desejo, Amém dos Anjos e dos Pássaros, Amém do Juízo, e Amém da Consumação.

O concerto conta com a performance de BdB Duo, com as pianistas Maria Jose Barandiaran e Maria Jose de Bustos. O grupo de dança é da Compania del Cuerpo de Indias (El Colégio Del Cuerpo) e a coreografia é de Alvaro Restrepo e Maria France Delieuvin. Direção de Carlos Osório, produção de Solid Brothers Films. Direção de Fotografia de Justin Talley, Juan Pablo Puentes e Rafael Puentes. Eu fiz a produção e a pós produção.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *